quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Handbells no IBN em Garanhuns

Os sinos de mão (handbells) foram criados na Inglaterra, no século XIX, quando os músicos das igrejas resolveram diversificar e aperfeiçoar a música para o serviços da Igreja. Criaram os  handbells, réplicas em miniaturas dos sinos dos campanários das torres da igreja.

Em 1902, Margaret Shurcliff, levou para os Estados Unidos uma coleção com dez sinos que recebeu por presente de Arthur Hughes, o gerente geral da Fundição Whitechapel Bell, de Londres. 


Ensaio do Grupo de Sinos na Capela do IBN

O primeiro grupo de sinos, de que se tem notícia no Brasil formou-se,  possivelmente, no Instituto Bíblico do Norte, em Garanhuns/PE.

A coleção de sinos de mão foi trazida para o Instituto Bíblico do Norte pela missionária norte americana Margaret Morrison, em 1975.

Dona Margarida como era chamada a missionária, ao vir ensinar música no IBN, trouxe além de sua harpa, a coleção de sinos.

Margareth Morrison


A primeira regente foi a própria Margareth Morrisson.


Conj de sinos em 1975: 1ª formação: Dorgenice Cavalcante da Rocha, Edineiram, Lídia Faustino Ferreira, Marlene Gomes Moraes , Neide Murta, Lígia Teixeira de Almeida, Louzedes  Souza Murta, Miralva Silva de Moura , Maria Varly do Nascimento, Lutero Teixeira da Rocha  e Suzy- (Álbum de Louzedes Murta)
O grupo tinha duas formações: Uma para estudantes iniciantes de música, e outra formada por veteranos.
Ensaio do Conjunto de Sinos em 1979

Formação: Valdívio Miguel da Costa, Genivaldo Ferreira Barros, Rosilda Cavalcanti da Silva, Zilda Ferreira da Silva, Maria Betânia Leite Gomes Barros, Kilma Cavalcante Gouveia, Ana M. Barroso de França e Débora assis de Souza.

(Álbum de Maheli Gomes Arruda)

Foram regentes alem da própria Margareth Morrison, os norte-americanos James Chang(1978) Douglas Barrick(1979) Frank Musick (1980) e Farris McDaniel Goodrum (1983) e a brasileira Dalvanira Lopes(1979). Quando a Missão Presbiteriana Norte-Americana desligou-se do IBN, outros professores brasileiros,  passaram a reger os grupos de sinos.

Conjunto de Sinos se preparando para apresentação na Igreja Presbiteriana de Campina Grande- 1979
Regente: Douglas Barrick (Album Rosilda Cavalcanti)


Os Grupos de Sinos se apresentavam em teatros, televisão, em eventos especiais na cidade,  e nas igrejas por todo o Nordeste , principalmente nos Estados de Pernambuco, Paraiba, Alagoas, Sergipe e Bahia.
Apresentação do Conjunto de Sinos em Recife-
(Album de Ednar Andrade Baia)

De acordo com o evento, também cantavam música sacra ou música folclórica.

Ensaio de cântico para uma apresentaçãoem 1979
(Betânia, Débora, Ana, Kilma, Zilda, Rosilda, Genivaldo e Valdívio)
(Album de Rosilda Cavalcanti)


"Sinos de Louvor-1981
Suzana Rocha Cavalcanti, Maria Natividade Rodrigues, Ducilene Vilarins Amorim, Elma Souza Bastos, Rosélia M.S. Cruz, Vanilene Dourado, Ana Onofra da Silva e Kilma Cavalcante Gouveia. (Album de Suzana R. Cavalcante)


Sinos 1983- Silene, Ana Maria, Ana, Yvanette, Marly, Noemia




não sabemos o ano desta foto

1989- na foto : Eli, Rosália, Anaruza, Marília, Audênia, Saly, Soraia, Dalva .



Ensaio do Conjunto de Sinos na Capela do IBN-No meio, o prof. Farris MacDaniel  Goodrum-1984
   O som dos sinos é  surpreendente e emocionante. É sofisticado, e proporciona momentos de  rara beleza para quem ouve. 
Atualmente, os Sinos do IBN estão silenciados. O jogo de sinos precisa de manutenção e reparos.