sábado, 17 de abril de 2010

Byron Dale McCartney

Byron McCartney
(Álbum de Marcy McCartney Warrick)

Byron McCartney foi o primeiro missionário norte-americano enviado ao Brasil  pela Baptist Bible Fellowship International.

Byron  é fiho de Edna Danser e Byron McCartney. Nasceu em Akron, Ohio, em 02 de outubro de 1931. Os pais se separaram quando Byron tinha dois anos. Byron foi criado pela mãe e pelos tios.

Ele aceitou a Jesus como Salvador aos16 anos, na igreja Akron Baptist Temple.
Quando ele sentiu o chamado de Deus para sair do seu proprio país e levar o evangelho para outro país, ele foi encaminhado para a Baptist Seminary em Ft. Worth, Texas. A Akron Baptist Temple tinha uma afiliação com este seminário. Foi lá onde ele se preparou para ser missionário.

Antes dele se formar, houve uma divisão no seminário, e foi formado a Baptist Bible Fellowship.  Byron  aderiu a esta nova organização. Quando ele se formou o seminário já se chamava Baptist Bible College, que está localizado em Springfield, Missouri.

Ele chegou ao Brasil em 1953, juntamente com sua esposa  Ruth McCartney, e seus filhos Pamela  (com 2 anos) Byron ( com 9 meses de idade). 

Quando chegaram  ao Brasil foram  morar em Campinas, S.P. durante um ano,  onde o casal aprendeu a falar português numa escola montada especialmente para isto.

Depois moraram em outras cidades onde fizeram o trabalho pioneiro de iniciação de igrejas Batistas Bíblicas no Brasil. Residiram  em  São Paulo,  Recife,  Belo Horizonte, Niterói, Rio de Janeiro, Brasilia, Sousas, e voltaram para Campinas,  a ultima cidade onde Byron morou.

Durante os 30 anos no Brasil ele fundou igrejas, cuidou de igrejas, fundou um acampamento, fundou seminários, ajudou a fundar um orfanato, e viajou por grande parte do Brasil fazendo evangelismo.

Pr Byron faleceu nos EUA, em Houston-Texas, quando se tratava de hipertensão pulmonar, em 1983. Dona Ruth  retornou ao Brasil para continuar o trabalho missionário. Ela completou 40 anos de vida no Brasil antes de se aposentar.

Byron e Ruth McCartney
  (Álbum de Marcy McCartney Warrick)

Da família McCartney  mais duas missionárias vieram para o Brasil: as filhas de Byron: Pamela McCartney McCord e Márcia McCartney Warrick .

Pamela e o marido Bud McCord estiveram no Brasil de 1979 a 1987 e voltaram para o Brasil em 2005. O casal Mccord, fundou no Brasil o Ministério Permanecer;

Márcia e o marido Ronald Mack Warrick vieram em  1980 e atuaram no Brasil durante dez anos, como missionários, morando no Rio de Janeiro.



Leia mais sobre Byron McCartney:


Album de Família: Ruth e Byron McCartney

sexta-feira, 16 de abril de 2010

O IBN DO MEU TEMPO - MINHA TURMA-1977 a 1979

As fotografias nos fazem entrar em contato com o passado e enriquecem nosso presente. Através das fotos recordamos e vivemos novamente nossos antigos momentos, lembramos dos cenários, dos lugares, das pessoas, lembramos histórias, e nos deparamos com as transformações ocorridas através dos tempos.


Um dos prédios do IBN
Sentadas:Odete Dourado, Maheli Arruda, Ilônia Miguel , Mª Helena Alves e Ana Barroso;
Em pé: Edvânia Miguel, Ruth Queirós, Eliete Dourado, Genivaldo Ferreira, Delma Vieira, Cirene Oliveira,Vera Cancela e Elce Leal
(Álbum de Maheli Gomes Arruda)


Filadelfo Lira, Wilson Costa, Itamira Lima, Quitéria Medrado, Milma Leal , Lídia Faustino, Azenate Arcoverde, Ana Amélia Dourado, Miriam Souza e, tocando violão, Almerinda Ávila (em saudosa memória)
(Àlbum de Maria Quitéria Medrado)


Sentadas: Delma Vieira, Elce Leal e Eliete Dourado
Em pé: Odete Dourado, Rosilda Cavalcanti, Vera Cancela e Edvânia Miguel
(Album de Maheli Gomes Arruda)



Ana Barroso, Genivaldo Ferreira e Zilda Ferreira
Album de Maheli Gomes Arruda



(Album de Suzana Rocha Cavalcanti)
Elma Souza, ? Suzana Rocha, Betânia Leite,
Mércia Cavalcante ou Márcia, ?,?, Rosélia Cruz, Rutilene Oliveira, Sebastião Correia, ?, Kilma Gouveia


O carro quebrou. Nada de stress. Os integrantes do Conjunto de Sinos em 1979, tiveram uma pausa para uma foto histórica: Genivaldo, Betania, Valdívio, Zilda, Débora, Rosilda e Ana , (Kilma tava consertando o carro.rsrsrs)  
(Album de Rosilda Cavalcanti)

Ajoelhadas:Elcana Granjeiro, Renilda, Ezir Tomaz, Maria Pereira, Miriam.
Em pé: Almerinda, Robélia, Lindacy, Azenate, Carmem, Rosana, Euclenildes.
(Album de Carmem Ferreira)

Saiba mais sobre o IBN: 


quarta-feira, 7 de abril de 2010

Batistas Bíblicos em Garanhuns

A denomição Batista Bíblica é um ramo fundamentalista saído da Igreja Batista da Convenção. Surgiu nos EUA, em 1921, como reação a invasão de idéias modernistas que ameaçavam se infiltrar na ideologia Batista Convencional. Essas novas idéias estavam ligadas ao florescimento do racionalismo alemão e da teologia liberal.

O racionalismo entende que a única maneira de se obter conhecimento é através do exercíco da razão. Logo, o racionalismo nega a fé como  fonte de conhecimento verdadeiro.
Além disso, o racionalismo alemão  defendia o fim das religiões afirmando, por exemplo, que a religião é o ópio do povo, uma maneira de manter as pessoas num mundo de ilusão, alheias a seu mundo real.

Já a teologia liberal questiona a autoridade da bíblia, prega a salvação através da caridade e da comunhão entre as pessoas, e a salvação de não cristãos, defendendo a idéia de que Deus pode se revelar em qualquer religião.

Essas idéias invadiram  as denominações evangélicas e houve muitas reações principalmente nas igrejas chamadas de históricas, que acreditam, por exemplo,  ser a fé uma fonte de conhecimento verdadeiro da Bíblia,  e que  todo o texto encontrado na Bíblia é certo, é inerrante,  e todas as suas palavras foram inspiradas pelo Espírito Santo. Além disso, acreditam que a única maneira de se obter a salvação é através da fé no poder remidor do sangue de Jesus.

No caso dos batistas, nos EUA, em 1909,  a reação foi documentada  em cinco volumes chamados " Os fundamentais" , onde eram apresentados quatorze fundamentos  considerados essenciais ao cristianismo: a inspiração da bíblia, a redenção através do sangue de Jesus, a Trindade, novo nascimento, ressureição etc.

Em 1921 foi organizada a União Batista Bíblica para defender estes preceitos fundamentais. A frente do movimento estavam W. B. Riley, J. Frank Norris, T.T. Shields e outros.

A igreja Batista nos EUA era organizada  em dois grandes grupos: Convenção Batista do Sul e a Convenção Batista do Norte. Em 1928, sob a liderança de J. Frank Norris se estabelece a Comunhão Missionária Batista Fundamental Mundial (Mais tarde chamada Comunhão Batista Mundial), como uma reação contra invasões modernistas na Convenção Batista do Sul.

Em 1932, a Associação Geral das Igrejas Batistas Regulares foi estabelecida sob a liderança de Robert Ketcham como uma reação contra o liberalismo na Convenção Batista do Norte.
Mais tarde, forma-se a Comunhão Batista Bíblica Internacional (Baptist Bible Fellowship International).

No Brasil, as igrejas Batistas Biblicas são frutos do trabalho do missionário norte americano  Byron  Dale McCartney que aqui aportou em 1953. Mas, a  Comunhão Batista Bíblica Nacional,  só foi organizada em 1973.

Byron e Ruth  quando chegaram ao Brasil com os filhos Pamela e Byron
Album de Márcia McCartney
1953

O Curriculo do Pastor Byron McCartney  inclui  o trabalho de evangelização, a fundação de um orfanato, fundação de seminários teológicos e  organização e fundação de muitas igrejas no Brasil.

Byron ficou  trinta anos no Brasil e residiu em São Paulo, Recife, Belo Horizonte, Niteroi, Rio de Janeiro, Brasília , Souzas e Campinas. Nos Estados onde morou fundou igrejas nas capitais e participou da fundação de várias igrejas no interior. Byron Dale McCartney morreu no Texas/EUA em 1983, aos 52 anos. Sua esposa Ruth McCartney voltou ao Brasil, e exerceu o trabalho missionario por mais dez anos. Somando 40 anos no Brasil.



Pr Byron e líderes batistas bíblicos em S. Paulo
(Álbum de Márcia McCartney)

Em Recife, Byron McCartney morou cerca de quatro anos e nesse momento já contava com a cooperação do também missionário norte-americano Robert Lee Carlton que a princípio veio ao Brasil trabalhar com a Missão Novas Tribos mas depois integrou-se a Missão Batista Bíblica.  

Pr. João Tenório e a Missionária Maria Flor
(Album de Márcia McCartney)

Em Pernambuco Byron  entrou em contato com o Pr João Tenório de Moura que era  um  membro ativo e participante da Igreja Batista da Convenção, em Caruaru.  Desse encontro, surgiu uma grande amizade e parceria . 
João Tenório de Moura  nasceu em Agrestina/PE em 19.02.1933. É cidadão emérito de Garanhuns. Filho de José Fernandes de Moura e Alzira Tenório de Moura. De família  não-evangélica, converteu-se na 1ª Igreja Batista de Caruaru  e  foi batizado pelo Pr. Zacarias Campelo em 14 de março de 1951

Em 1963, Byron entrou  na Farmácia de propriedade de João Tenório, em Caruaru, para adquirir um produto. Nesse momento, travou-se um rápido diálogo, no qual o missionário identificou-se como membro da Igreja Batista Bíblica em Recife e fez o convite para que João Tenório visitasse a sua igreja.  

João Tenório aceitou o convite,  identificou-se com o trabalho da denominação e daí por diante integrou-se ao trabalho Batista Bíblico.

Do trabalho ministerial do Pr João Tenório nasceu a Igreja Batista Bíblica de Garanhuns  em 1970. 
O primeiro templo, construído a Rua São José, 233, no bairro São José,  tinha arquitetura simples, mas aconchegante e sui generis, as paredes construídas com ripas de madeira, em grade, chamavam a atenção dos visitantes pela originalidade. Em 1978, o novo templo foi construído  em alvenaria, no mesmo endereço.

Igreja Batista Bíblica em Garanhuns
Foto de Elio Rocha em

Durante o período de carnaval, Pastor João Tenório, costumava convidar a congregação para retiros espirituais. Esses retiros eram feitos geralmente, em propriedades rurais, alugadas, ou cedidas pelos seus proprietários, para este objetivo.
Os retiros espirituais eram uma experiência de grupo, o objetivo principal era retirar os jovens das folias do Carnaval, mas eram frequentados por pessoas de todas as idades, tinham focos espirituais definidos, aconteciam em lugares apropriados, geralmente em contato com a natureza, onde os fiéis aprendiam mais sobre a fé que os unia e estavam em maior comunhão uns com os outros. 
A necessidade de ter um lugar fixo para estes encontros levou o pastor João Tenório a idealizar e batalhar no sentido de adquirir uma propriedade onde pudesse ser construído uma estrutura adequada para os retiros  da igreja.  Em 1976, iniciaram-se as obras do Acampamento Batista Betel, em Garanhuns.
Vista do Acampamento Betel
(Album de Sérgio MarcusTenório )

Capela do Acampamento Betel
 (Album de Sérgio Marcus Tenório)

O trabalho ministerial de Pastor João Tenório inclui ainda, 49 anos de evangelismo radiofônico, organização das  Igrejas Batista Bíblica em Caruaru, Correntes, Bezerros, Catende, Gravatá,  Jaboatão dos Guararapes  e Fortaleza .