quinta-feira, 25 de março de 2010

A História em Fotos do IBN

As fotografias  revelam valores, idéias, tradições, comportamentos e permitem  recuperar formas de ser e agir dos diferentes grupos sociais, em diversas épocas históricas. É com esse objetivo que colocamos aqui  fotos que nos dão informações dos usos e costumes no IBN quando sob a administração da missão presbiteriana norte-americana.
Queremos fazer um agradecimento especial a ex-aluna Maria Reis Neves, que no seu profile incentivou outros alunos do IBN a disponibilizarem as fotos dos seus álbuns para que pudessemos recordar e viver novamente esta parte da nossa história.

CONCLUINTES DO IBN/GARANHUNS -1955 a 1985


 
ALBUNS:
 
Turma concluinte de 1968. Atrás, da esquerda para a direita:Zulima (Garanhuns), Neves Briano (Arcoverde), Ednalva Freire (Aracaju), Waldelina (Recife), Cleide Iara (Recife), Edinar Andrade (Quipapá), Maria do Nascimento (Fortaleza?). Na frente, da esqueda para a direita: Elza Feitosa (Arcoverde), Grace Moura (Canhotinho), Izabel Tavares (Belém), Leny Feijó (Recife), Jacy (Belém), Nanete (Aracaju) e Lourdinha (Garanhuns). Lembrança de que essa foto foi no último dia de aula, em frente ao prédio antigo onde funcionou o internato masculino. (Album de Ednar Andrade Bahia)

Formandas de 1969- Album de Líbia Pereira
Formandas 1970 ( Selma Benevides, Edinária, Ana Maria, Diza Pereira,Maria Inalda, Odete Gomes, Iris Teixeira)

Esta foto é das formandas de 1971: Agnalva Benício, Dinalva Nunes Oliveira, Rosalina Resende Silva e Vera Lúcia Ribeiro Leite


Formandas de 1973 ( Album de Mirian Teixeira da Silva)

BIBLIOGRAFIA:

VIANA, Juracy Fialho, 40 Anos Construindo Vidas-Instituto Bíblico do Norte, Garanhuns-PE- 1945 a 1985- Edição Missão presbiteriana do Brasil- 1985.

domingo, 21 de março de 2010

ETBM: A Gênesis do IBN

Em 1936 o missionário presbiteriano norte-americano Raynard Arehart e sua esposa Frances Arehart chegaram ao Brasil. O Currículo do reverendo Raynard no Brasil inclui o trabalho missionário em Fortaleza, como evangelista; em Recife como diretor do Seminário Presbiteriano do Norte e professor do Colégio Agnes Erskine, em Garanhuns, como diretor do Colégio Evangélico Quinze de Novembro e também como diretor fundador do Instituto Bíblico do Norte.

Raynard e Frances Arehart sugeriram a missão presbiteriana que se criasse uma escola de treinamento de Bíblia para mulheres já que o Seminário Presbiteriano do Norte fundado desde 1899, só treinava homens.
Foto de Judith Guerra-Aluna da turma da ETBM -1947
(Album de Judith Guerra)

A missão aceitou a sugestão e já estava estudando a possibilidade de criar a escola , quando, em 1944, chega ao Brasil a Missionária Charlotte Garland Taylor que era especializada em treinar obreiros. A vinda de Charlotte oportunizou a criação da escola.

A inauguração aconteceu em 02 de abril de 1945 na Capela do Colégio Evangélico Agnes Erskine, em Recife. A Escola passou a funcionar nas dependências do próprio Agnes, com oito alunas e sob a direção do Rev. Raynard Arehart e com o nome de ETBM (Escola de Treinamento Bíblico para Moças).
O grau de escolaridade das alunas era variado. Algumas tinham cursado o primário, outras o ginasial.


Além dos estudos da Bíblia e de instrumentos musicais, as moças trabalhavam nas igrejas e realizavam evangelização. A ETBM formou sua primeira turma em 1947.
ETBM/IBN-Turmas de 1947 e 1949 e a Missionária Charlotte A. Taylor
(album da ex-aluna Judith Guerra)

Em 1949, A Sociedade de Senhoras da Igreja Presbiteriana dos EUA, doa a quantia de 45.000 dólares que deveria ser destinada exclusivamente a aquisição de um terreno e à construção do prédio próprio para a ETBM.

Coral da ETBM/ Agnes Erskine- Regente: Prof.Álvaro Costa
Depois de analisar várias opções, a missão presbiteriana decidiu que a Escola seria construída em Garanhuns-PE e umas das coisas que influenciou a decisão foi o fato de lá já está instalado o Colégio Evangélico XV de Novembro, o que facilitaria em termos de corpo docente.
Em 1952, a missão decide dar a ETBM o nome de Instituto Bíblico do Norte(IBN). No dia primeiro de maio de 1955 inaugurou-se o prédio do IBN em Garanhuns,




BIBLIOGRAFIA:
VIANA, Juracy Fialho, 40 anos construindo vidas, Missão Presbiteriana do Brasil, 1985.

FOTOS:

Formandas 1951- Elba de Carvalho Portela, Letícia Siqueira,Odete Guedes Aranha,Teófila A.Ferreira,Vandete B.Oliveira
(Album de Vandete Barros)
1949 -Missionária Anna Pipkin e Alunas da ETBM
(Album de Vandete Barros)

quarta-feira, 10 de março de 2010

Americanos e Brasileiros: Parceria no IBN

O IBN, sob a responsabilidade da missão americana, contou com a parceria de muitos brasileiros que junto com os missionários e reproduzindo as práticas pedagógicas dos missionários se empenhavam na educação de moças e rapazes.

A maioria destes professores, eram pastores formados no Seminário Presbiteriano do Norte,  ou ex-alunos do IBN ou do Colégio Evangélico XV de novembro.  Todas estas instituições foram fundadas pelo protestantismo de missão norte-americano. Sendo assim, estes professores, vão garantir a reprodução dos métodos pedagógicos implantados pelos missionários.

Eram ministros da educação baseada no método indutivo, que tinha como característica principal levar o aluno a desenvolver suas faculdades mentais através da observação. A leitura era sempre interpretativa e não decorativa,  prática pedagógica não muito comum nas escolas de orientação católica ou estaduais, que se pautavam no método dedutivo e de memorização. 

No IBN a teoria vinha sempre acompanhada da prática. Nas aulas de homilética os alunos preparavam sermões a serem proferidos nos cultos diários na capela do IBN. As aula de evangelismo eram precedidas de prática de evangelização de casa em casa, nas ruas de Garanhuns. E o ensino de crianças era praticado nas escolas dominicais das igrejas evangélicas de Garanhuns e nas escolas bíblicas de férias quando as alunas estavam nas suas cidades de origem. Da mesma forma, acontecia com as aulas de Bíblia, onde os alunos tinham de fazer observações interprativas dos textos bíblicos. O Canto, regência e música eram treinados nos diversos corais do IBN, e na prática de diversos intrumentos musicais: sinos, piano, violão, órgão etc.
 
A relação professor e aluno é muito mais íntima, existe uma maior proximidade até no espaço físico, em que o professor se coloca no mesmo plano do aluno e não num plano mais alto. O professor do IBN conhece o aluno pelo nome, dialoga com ele,  incentiva sua participação  e constrói a aula junto com o aluno, no que também  se diferenciava da educação católica e da educação do estado, onde havia o autoritarismo do professor e o mestre era o dono da verdade.




Rev. Nisan Baía entregando certificado a aluna Louzedes Murta


Rev. Gerson Gouveia  Ministrando aula
alunas: Neide Murta da Silva, Suzy, Miriam, Marlene Gomes Moraes, Lídia Faustino Ferreira, Edineiram e Louzedes Murta)



Rev. Gerson Gouveia, Profa. Edna Texeira e alunos do IBN(alunos: Lutero Teixeira, Edineiram e Lídia Faustino 
(Album de Louzedes Souza Murta- 1975)

Professora Ruth Muniz e Profa. Júlia Faria
(Album de  Audênia Costa/1987)


Prof. André Urquiza ministrando aula de violão(alunas: Rosilda Cavalcanti(de lenço), Vera Cancela, Elce Leal,  Eliete Dourado e Ruth Queirós
(Album de Maheli Gomes Arruda-1977)


Professores Brasileiros do IBN: (Esta lista está incompleta. Se você tiver algum nome a acrescentar, escreva um comentário. Lembre-se que, pela necessidade de delimitar nosso trabalho, estamos nos referindo apenas a época em que o IBN foi administrado pela missão norte americana ( 1945 a 1983)

Alvaro Costa
André Urquiza
Aretuza Gueiros Pessoa
Cacilda
Cephas Reinaux de Barros
Dalvanira Lopes
Davi Monteiro Cavalcante
Edla Gabriel de Oliveira
Edna Teixeira
Efigênia Pacheco (Fifi)
Esmael Feijó
Esther Barros M. Silva
Gerson Gouveia
Henrique Guedes
Inalva Amorim
Irineu Ferreira
João Campos de Oliveira
Júlia Silveira
Mariza Ferrer
Nisan Baía
Ruth Muniz Carvalho
Samuel Falcão
Tuty Sobrinho

Edla Gabriel de Oliveira ( 1ª brasileira Diretora do IBN-1949- Curso Superior de Educação Religiosa em Richmond-Virgínia);

segunda-feira, 8 de março de 2010

Missionários américanos em Garanhuns- Cenas do IBN

Missionários James Maner e Índia Maner e família

Rev. Frank Musick a Deã Julia Faria e Ruth e Rev. Elias
(Album de  Audênia Costa)




Conjunto de Sinos- regente: missionário Douglas Barrick
(album de Rosilda Cavalcanti)



Missionária Ann Pipkin e aluna Luciene e seus pais-1992
(album de Luciene)

Margareth Morrison e sua harpa
(album de  Louzedes Murta)



Sentada de vestido verde a Missionária Mary Garland

missionária Charlotte Taylor de vestido florido e família da aluna Louzedes Murta
album de Louzedes Murta)



Paul Coblentz e Adelia Coblentz


    Elisabeth Musick cantando com moças do IBN
(album de Marly Bezerra Pereira-1982)

Missionária Estele Koroch com alunas do IBN-
(album de Louzedes Murta)
Missionárias Virgínia Gartrel e Doroth Gartrel

Missionário Farris McDaniel Godrum e alunas do IBN
(album de Audênia Costa 1989)
Miss. Mary Sullivan
(Álbum de Líbia Pereira)
Saiba mais sobre o IBN: