sexta-feira, 14 de maio de 2010

IGREJA PRESBITERIANA CENTRAL DE GARANHUNS

A Igreja Presbiteriana Central de Garanhuns foi idealizada pelo missionário e médico norte americano George William Butler .



Foto do Portal: http://www.jornaldac.net/

William Butler era natural da Georgia/USA, casado com Humphrey Butler, estudou medicina em Baltimore-USA e chegou ao Brasil em 1883. Em 1894, Butler passou a morar em Garanhuns, onde trabalhava como missionário presbiteriano e como médico, já que nessa época houve uma epidemia de febre amarela na cidade.

Em 1895 ele fundou a Igreja Presbiteriana Central de Garanhuns. Neste ano, em Garanhuns, foram batizados os primeiros conversos protestantes presbiterianos. Um deles foi o reverendo Jerônimo Gueiros, que na época tinha 15 anos, e que  se tornou  figura importante para história de Garanhuns como educador e como jornalista.

Alem da igreja presbiteriana Central, Butler fundou em Garanhuns, em 1899, uma escola paroquial  que é a gênese do  Colégio Presbiteriano XV de Novembro, e um seminário para  treinamento  de pastores. Durante vinte anos o seminário funcionou em Garanhuns, mas em 1921 foi transferido para Recife, onde está até hoje o Seminário Presbiteriano do Norte.

George Butler faleceu em Canhotinho/PE,  em 27 de maio de 1919.

A igreja Presbiteriana Central  de Garanhuns  foi oficialmente organizada  em 22 de Janeiro de 1900.
Av Santo Antonio- Revista da Cidade Ano III- nº86- 1928

Seu primeiro pastor foi o Rev. Martinho de Oliveira, que veio para Garanhuns a fim de substituir o Missionário George Butler que estava de mudança para a cidade de Canhotinho/PE.

Martinho de Oliveira nasceu em Recife em 15.01.1870. Foi ordenado pastor em João Pessoa , em 21 de Julho de 1896.

Foto Ideal:  portal Mackenzie

Em Garanhuns, ele construiu o primeiro templo da Igreja Presbiteriana  e deu continuidade ao trabalho de formação do Colégio XV de Novembro e do Seminário Presbiteriano do Norte. Seu Ministério foi curto.

Martinho de Oliveira morreu em Garanhuns no dia 28 de julho de 1903.

Em setembro de 1941, os ossos de Martinho de Oliveira foram transladados para a base do púlpito do novo templo da Igreja Presbiteriana Central de Garanhuns.

 A Igreja Presbiteriana Central, as oficinas do Jornal o “Norte Evangélico” - periódico presbiteriano dirigido pelo Reverendo Jerônimo Gueiros desde 1909,  o Colégio XV de Novembro,  o Seminário Presbiteriano, e ainda, a presença dos missionários norte americanos fizeram de Garanhuns um importante centro de irradiação do presbiterianismo.
O atual templo em fase de acabamento

Garanhuns passou a ser conhecida como a Antioquia do Presbiterianismo no Norte,  uma alusão à  igreja de Antioquia da Síria, a primeira igreja, segundo a Bíblia, que preparou e enviou missionários ( Paulo e Barnabé) para pregar o evangelho em outras terras.

É importante salientar o trabalho missionário do reverendo Antonio de Carvalho Silva Gueiros que pastoreou a igreja durante  quarenta anos (  1911 a 1951).

Reverendo Antonio Gueiros fundou, em Pernambuco,  as igrejas presbiterianas de Águas Belas, Bom Conselho, Salobro, São Bento do Una, Cachoeirinha, Lajedo, Palmerina,Inhumas, Cachoeira Dantas, Catonho, Fama, Neves, Geleso, Itacatu, Quipapá e Palmares. Além das igrejas de Pão de Açucar, Mata Grande, Palmeira dos Índios e Quebrangulo  em Alagoas.
Por seu trabalho missionário mereceu ser chamado pela  Academia Pernambucana de Letras de " O Desbravador Evangélico do Sertão" .

Antonio Gueiros faleceu em 18 de fevereiro de 1951 aos oitenta anos de idade.


PASTORES: (esta lista está incompleta e não está ordenada, se quiser contribuir com nosso blog envie-nos fotos e os nomes que estão faltando )
Rev. Martinho Oliveira (1900 a 1903)
William W Thompson
Jerônimo Gueiros
Antonio Gueiros
João Campos de Oliveira
Henrique de Lima Guedes
Enéas Lins dos Anjos
Nivaldo Felipe
Carlos Porto
Hamilton Rodrigues
Luiz Augusto  
Lindenberg Clemente
Gutenberg Oliveira
Inaldo Cordeiro Peixoto


 GALERIA DE FOTOS DE PASTORES:
Rev. Martinho Oliveira
William Thompson




Rev. Jerônimo Gueiros
(foto do Portal mackenzie.com.br)
 

Rev.João Campos de Oliveira no púlpito-Igreja das Graças-1987
Ao lado, rev. Esmael Feijó e Rev. Ageu Lídio Pinto
(Album do rev. Enos Moura)

 Revs. Henrique Guedes, Tom Foley, Oton Dourado, Orlando Morais, Elias Sabino. Presb. Aulete Ribeiro, Mauríco Wanderley, Heríclio Araújo, João Moreira, Francisco Vieira , Rev João Campos(album de Enos Moura)
Rev. Henrique Guedes


Presb. Almirante Boanerges Cunha; Rev. José Martins , ?, Rev. João Campos de Oliveira, Rev. Antônio de Teixeira Gueiros, Rev. Elias Sabino de Oliveira , REv. Thiago dos Anjos Lins, Prsb. Gamaliel Alexandrino da Silva, Rev. Samuel de Vasconcelos Falcão, Rev. José Catanhede de Matos Filho, REv. Alpheu Barra de Oliveira (filho de Martinho de Oliveira)  e Rev. Enéas Lins . (Album de Enos Moura)

Rev. Enéas Lins dos Anjos
Rev. José Martins

Rev.Cephas Reinaux de Barros e esposa Marlene L. Barros
(Álbum de Helem Barros) 
  


Do lado direito para esquerdo : Enos, Salomão, Geraldo Tolentino, João Franco e Nisan Bahia
(Album de Enos Moura) 
Rev. Nisan Bahia
Rev Inaldo Cordeiro Peixoto
(atual pastor da Igreja)
  

BIBLIOGRAFIA:
CORTEZ, Natanael- Os Dois Tributos: A Cesar, A Deus; jubileu ministerial, 1915-18 de janeiro-1965- Livraria e Gráfica Ediprés-
MATOS, Alderi Souza Os pioneiros Presbiterianos do Brasil-Os pioneiros presbiterianos do Brasil, 1859-1900: missionários, pastores e leigos do século XIX; Editora Cultura Cristã: 2004;
CAVALCANTI, Alfredo Leite- História de Garanhuns, 2a edição- Biblioteca Pernambucana de História Municipal, 1997.


16 comentários:

  1. Olá, meu nome é Lidiane escrevo em nome de Antônia Canuto de Oliveira, nascida na cidade de canhotinho, saiu dai ainda jovem e foi tentar uma vida melhor hj aos 56 anos não tem contato com nenhum familiar,se por acaso souberem de alguém com esse sobre nome nos ajude a encontra-los o nome dos pais:José canuto de oliveira e Gercina maria da conceição, tem como irmãos,natanael,valdeci,maria nazaré e margarida com os mesnmos sobrenomes, meu email: li.di.lidi@hotmail.com desde ja obrigada!!!

    ResponderExcluir
  2. Que o poder sacro desta conceituada organização religiosa, tenha muito sucesso na evangelização do Reino de Deus em Garanhuns-PE. Que seus seguidores se enriqueçam com a verdadeira espiritualidade.

    ResponderExcluir
  3. A Paz do Senhor.

    Sou Sérgio Luís Sarrão, trabalhei no colégio presbiterianos 15 com o Jair, e frequentei esta casa de Deus por 2 anos quero noticias nos meus amigos e dos pastores que me ajudaram a abrir o caminho novamente para Deus.

    Pastor Inaldo e Gutenberg fico feliz em ver que vocês continuam a trazer gloria e paz para esta casa do senhor

    ResponderExcluir
  4. sou Tacito de Melo Barros nasci em Canhotinho PE e fui aluno do querido pastor Cephas Reaunaux de Barros e fiz minha profissão de fé no seu pastorado em Canhotinho ainda jovem
    Hoje ainda guardo em meu coração as mensagens e ensinamentos da palavra de Deus, Fui tambem aluno dele no Ginásio Geronimo Gueiros
    e tambem da sua amada esposa D Marlene no Grupo Escolar Pe Antonio C Alencar.Espero receber noticia de todos ai . Moro em Mias Gerais e meu email é tmbrep@Hotmail.com e o telefone é (32)3741 5514
    Celular 91366475 Saudações em Cristo

    ResponderExcluir
  5. BOM DIA! SOU ROGÉRIO VERAS, HISTORIADOR, PESQUISO O PROTESTANTISMO NO NORDESTE. MAIS EXATAMENTE A VIDA DE BUTLER E OS JORNAIS PROTESTANTES NO NORDESTE. GOSTARIA DE SABER SE O AUTOR DESTE BLOG TEM CONHECIMENTO DE ONDE ESTÃO OS ARQUIVOS DESTE JORNAL "NORTE EVANGÉLICO" OU ALGO SOBRE A PASSAGEM DE BUTLER POR GARANHUNS?
    OBRIGADO!!

    ResponderExcluir
  6. desculpe, só agora percebi que se trata de uma AUTORA!
    Rogério Veras

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rogério Veras, penso que é possível encontrar o Jornal Norte Evangélico na Fundaj em Recife. Edjéce Martins escreveu o livro a "Bíblia e o Bisturi" que traça a História do Dr. Butler em Pernambuco. Além disso, talvez você encontre registros do Norte Evangélico e sobre Butler com Reverendo Enos Moura, ele tem se ocupado em colecionar e arquivar documentos dos primórdios do presbiterianismo no Brasil. Ele tem facebook. Abraços e obrigada pela visita.

      Excluir
    2. OBRIGADO PELA AJUDA... DESCULPE MINHA DEMORA... É QUE PERDI O ENDEREÇO DESTE BLOG... MAS AGORA QUE REENCONTREI ESTAREI SEMPRE POR AQUI... AFINAL TENHO INTERESSE DE IR A GARANHUNS EM RAZÃO DA MINHA PESQUISA... ATÉ MAIS!!!

      Excluir
    3. Cara Rosilda, volto ao contato... tenho procurado o Reverendo Enos Moura no Face, mas não o encontro, pode me informar o nome completo dele ou o seu e-mail. Também conheces alguma instituição aí em Pernambuco que fez algum monumento ou memorial ao George Butler? Aguardo sua resposta!!

      Excluir
  7. Fazer acontecer

    As pessoas podem ser dividas em três grupos:
    Os que fazem as coisas acontecerem;
    Os que olham as coisas acontecendo;
    e os que ficam se perguntando o que foi que aconteceu.
    Nosso caráter é aquilo que fazemos quando achamos que ninguém está olhando.
    Nunca deixe de ter dúvidas, quando elas param de existir é porque você parou em sua caminhada.

    ResponderExcluir
  8. Pastor Silas Malafaia, Que DEUS te ABENÇÔE e que sejas Manso e Humilde, pois, o povo de Deus não deve ser PEDANTE… ARROGANTE! Deus Seja Louvado!

    ResponderExcluir
  9. oi gostaria muito de ver uma foto do presbitero josé bezerra da cidade de garanhuns vc tem alguma pra postar

    ResponderExcluir
  10. Deus abençoe a cada um dos irmãos mencionados.
    Fica muitas recordações destas pessoas que ora vejo no vídeo.
    Irmão Paulo R. Costa

    ResponderExcluir
  11. Ivanildo Gabriel Lopes de LIma7 de junho de 2015 22:30

    Eu gostaria de obter notícias do Rev. Cephas e D. Marlene... São pessoas nas quais adquiri muitas inspirações em relação ao respeito, responsabilidade e a perfeição... Saudades!

    ResponderExcluir
  12. Parabéns pelo o blog. José Tiago Xavier Costa, ministro presbiteriano na congregação presbiterial em Santa Cruz do Capibaribe, PE.

    ResponderExcluir
  13. Olá, Meu tatara avô era Antonio Ivo, ele foi um dos ajudadores na fundação da primeira igreja Presbiteriana em Garanhuns. Gostaria de saber se tem algum registro dele. Sei que ele também foi tabelião de cartório e provalmente holandês.
    Meu email é melissakarenmoraes@gmail.com

    ResponderExcluir